Semana Catequética 7a. Forania – Vicariato Suburbano – Como foram os últimos dias

Continuando a falar sobre a maravilhosa Semana Catequética da 7a. Forania, nos 3 últimos dias estudamos os capítulo 3 e 4 da Encíclica Lumen Fidei e no sábado tivemos palestras sobre a Campanha da Fraternidade e também sobre o ano da Caridade.

1392329138666

Na quinta-feira 13/2, tivemos a presença Bárbara (Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Cristã) que falou sobre o capítulo 3 da Lumen Fidei: Transmito-vos aquilo que recebi (CF. 1Cor 15,3).  Podemos destacar que a Igreja é a nossa mãe na fé, ou seja, aquela que nos ensina a linguagem da fé.

Outro ponto importante é que a fé é dom que recebemos ao nos abrirmos ao amor de Deus e que este dom não devemos guardar para nós mesmos. A fé ela deve ser transmitida exatamente como a recebemos, sem nenhuma omissão.

Lembremos que por isso é impossível crer sozinho. É preciso viver a fé em comunhão dentro da Igreja e o Espírito Santo nos mantém unidos e nos conduz por este caminho.

20140214_201357Na sexta (14/2) o Wallace (Coordenador Forâneo Cateq. de Jovens e Adultos) nos falou sobre o capítulo 4: Deus prepara para eles um caminho. (CF. Hb11,16).

Caminho este preparado por Deus que é uma nova realidade que conforme a Carta aos Hebreus que põe em destaque um aspecto essencial da fé que esta não se apresenta apenas como um caminho, mas também como edificação, preparação de um lugar onde os homens possam habitar uns com os outros.

O primeiro âmbito da cidade dos homens iluminados pela fé é a família que aprofundada  trona-se luz para todas as relações sociais.

A fé também é uma força consoladora nos momentos de sofrimento. Sabemos que o sofrimento não pode ser eliminado, mas este pode adquirir um sentido de poder transformar-se em ato de amor, entrega nas mãos de Deus que não nos abandona e , desse modo, ser uma etapa de crescimento na fé e no amor.

20140215_103209No último dia (15/2) tivemos uma palestra com o deputado Robson Leite falando sobre a Campanha da Fraternidade 2014.

O Robson nos falou de como foi o surgimento da campanha da Fraternidade e nos lembrou de todos os temas já abordados pelas Campanha até a deste ano que tem como Tema: Fraternidade e Tráfico Humano e Lema: Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1). O objetivo geral da campanha de 2014 é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

20140215_112544Fechando o dia e a Semana Catequética tivemos uma palestra com a Sandra sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade . A Sandra é responsável pelo Projeto Amparando que atua em na paróquia e tem como objetivo contribuir para que os setores mais pobres e excluídos da comunidade bairrista de Cascadura e adjacências obtenham melhoria de suas condições de vida, através de qualificação profissional, trabalho, manutenção da saúde, alimentação e estudo e atua com abertura ecumênica.

O Ano Arquidiocesano da Caridade iniciou na Festa de São Sebastião em 20/1/14 e terminará na Festa de Cristo Rei dia 23/11/14.  De forma especial devemos exercitar nossa caridade especialmente para com aqueles que estão mais próximos de nós. Somos então convidados a rever nossas ações para que sejamos motivados a prática pessoal e comunitária da caridade.

20140214_211919A Semana Catequética da 7a. Forania do Vicariato Episcopal Suburbano foi uma semana maravilhosa onde a graça de Deus transbordou para todos nós que participamos. Oramos, partilhamos, estudamos o documento Lumen Fidei e foi tudo muito bom graças a Deus! Agradecemos aos palestrantes que dedicaram o seu tempo para partilhar conosco o estudo sobre a Lumen Fidei. Agradecemos também a Otília Coordenadora da Iniciação Infantil da 7a. forania que coordenou todo o evento com muito amor e dedicação e também agradecemos à Iara Coordenadora Vicarial que também esteve presente no curso.
20140213_195825