Domingo de Ramos

20140413_084622O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa com a lembrança da entrada de Jesus em Jerusalém poucos dias antes de sua Paixão, Morte e ressurreição. Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento, as pessoas cobriam o chão com ramos de árvores e clamavam a ele com Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus (Mt 21,9).

A palavra “Hosana” tem origem em três idiomas. No latim, “hosanna” significa “saudação”, “louvor”, “aclamação”. Em hebraico, o significado mais correto de “hoshi’anna” seria “salve-nos”. Era isso que o povo sofrido gritava enquanto Jesus passava montado em um simples jumento. O povo pedia sua salvação, reconhecendo que Aquele diante deles era o tão esperado Salvador, que iria libertá-los de todo o sofrimento. Ainda há a versão em aramaico da palavra “hosana”, que é a mais utilizada nos dias de hoje. Seu significado é “peço-te a salvação”. Por essa razão, essa expressão é muito importante para os cristãos.

Abaixo dois vídeos mostrando um pouquinho de como foi a celebração do Domingo de Ramos na paróquia que participo que é a Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti em Cascadura, RJ. A Santa Missa começou na quadra do Conjunto IAPC e depois seguimos em procissão até a Igreja onde a Missa foi celebrada pelo Padre Marcelo. A Pastoral da Música e a juventude da paróquia foram um show a parte. Deus seja louvado!


Procissão de Entrada


Benção Final

E na sua paróquia como foi a Missa? Deixe o seu comentário e enriqueça ainda mais o nosso site.